ENCHENTE NA AMAZÔNIA

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cabo Maciel destaca na ALEAM os 139 anos de Itacoatiara



Itacoatiara em clima de festa pelos 139 anos de criação

                O líder do Partido da Republica na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Cabo Maciel agradeceu ao governador Omar Aziz pela obra de recuperação dos 200 km de tapa buracos que foi realizada na estrada da AM 010 através de Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e parabenizou a cidade de Itacoatiara (Distante a 265 Km de Manaus) pelos 139 anos a ser comemorado na próxima quinta-feira (25). Uma vasta programação cultural, esportiva e social foi elaborada para ser comemorada pela população itacoatiarense.

                Segundo historiadores do município em 1655 é criada pelo Padre Antonio vieira a missão Arroquis na Ilha Albi. Em 1757, os habitantes da aldeia dos Abacaxis são transferidos para a outra margem do Rio Amazonas (margem esquerda), onde está atualmente a cidade de Itacoatiara.

                Em 1758, Francisco Xavier de Mendonça passa pelo local em sua segunda viagem pela região, com o objetivo de fundar a Capitania de São José do Rio Negro. Em 1759, a aldeia é elevada a categoria de Vila, com o nome de Serpa. Itacoatiara tornou-se município através  da Lei Nº 74 de 10 de dezembro de 1857, mas no ano seguinte, em 1858, é erigida novamente à Vila, com o nome de Nossa Senhora do Rosário de Serpa.

                 Finalmente, em 25 de abril de 1874, através da Lei  Nº 283, Itacoatiara é elevada a categoria de cidade, com o seu nome atual. Em 25 de abril de 1876, é criada a comarca de Itacoatiara que se instala em 11 de setembro de 1896.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Professores de Iranduba vão aguardar até o meio-dia desta 3ª feira para decretar greve



Prefeito Xinaik
           
            A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), acaba de reunir com os professores da rede pública na Câmara Municipal de Iranduba e decidiram aguardar até o meio dia de amanhã (02), uma decisão do prefeito Xinaik Medeiros. Se não chegarem a nenhum acordo, vão decretar greve geral.
            Os professores estão reivindicando 20% de aumento, enquanto que o prefeito Xinaik continua irredutível mantendo 4,5% de reajuste o que não é aceito pela categoria.
            Diante desse impasse por parte do prefeito, os professores garantiram que não vão esperar um só minuto para cruzarem os braços.

Prefeitura de Iranduba esclarece negociação com os professores


Prefeito e vice prefeita sorrindo

Depois de um dia inteiro de negociações entre a Prefeitura de Iranduba e a Diretoria local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas - SINTEAM, o Prefeito Municipal em sua fala, tentou sensibilizar o sindicato, demonstrando que uma greve comprometeria o ano letivo e acarretaria prejuízos incalculáveis aos alunos.

 O Executivo como sinal de bom senso prometeu um reajuste salarial para a categoria, a partir do mês de abril de 2013, retroativo ao mês de março.
As reuniões ocorreram pela manhã e no fim da tarde no Gabinete do Prefeito e também no templo central da Igreja Assembleia de Deus, contando, também com a intermediação de Vereadores da base governista e do grupo de oposição.

 Em amplo debate técnico o Prefeito Xinaik Medeiros a assessoria jurídica e financeira da Prefeitura apresentaram uma planilha à diretoria do SINTEAM com o montante da folha de pagamento em projeções de 4,5%, 8% 12% e 20%, para demonstrar a inviabilidade da aceitação da proposta formulada pelo SINTEAM.

 O Poder Executivo justificou que não poderia conceder o percentual de 20%, porém apresentou a contra proposta de aumento de 4,5% e afirmou que depois da reforma administrativa a ser aprovada pela Câmara Municipal, complementaria o subsidio dos PROFESSORES.
 As negociações por parte da Prefeitura continuam abertas.
O Executivo deixa claro que não é contra o acréscimo salarial dos educadores, desde que não venha ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Braga, Alfredo e Amazonino podem enfrentar José Melo


A cada dia o quadro político vai se formando entre os caciques políticos
Eduardo, Alfredo e Amazonino podem estar do mesmo lado

                O senador paraense Eduardo Braga(PMDB), não esconde de ninguém seu desejo de retornar ao governo do estado. O mesmo acontece com o senador Alfredo Nascimento (PR) que pretende renovar por mais oito anos sua cadeira de senador da República, que poderá contar com o apoio do ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT).
                Diante desse quadro a candidatura de José Melo (PMDB) ao cargo de governador começa a ganhar adversários bastante conhecidos da população.
                Tudo não passa de mera especulação mais pode se tornar realidade em nome do interesse próprio de cada um.
                Aos poucos as combinações vão se formando e nenhuma dessas possibilidades podem ser descartadas no mundo político do Amazonas.

Professores reúnem neste momento na Câmara Municipal de Iranduba


A denuncia feita pelo vereador Paulo Bandeira ganhou força dos professores para irem a luta em busca de melhores salários.
Vereador Paulo Bandeira

                Os professores da rede pública municipal de ensino do município de Iranduba estão reunidos nesse momento na Câmara Municipal com a diretoria do SINTEAM para tratar do reajuste salarial. Representantes do Sindicato dos professores se fazem presentes ao encontro.
                A primeira reunião com os profissionais da educação aconteceu pela manhã, mais as partes não chegaram a um acordo.